Cirurgia da ObesidadeDr. Luiz Alberto de Carli - Cirurgia da Obesidade

Calcule seu IMC

Para calcular seu IMC informe:

Peso: e Altura:

Grupo de WhatsApp

WhatsAppFaça parte do Grupo de WhatsApp dos pacientes
do Dr. De Carli.

Entre em contato com a coordenação do grupo e solicite sua inclusão:
  • Psic. Ana Paula Fontanari
    (51) 998 666 753
  • Adriana Duarte
    (51) 991 692 949
  • Alex Carvalho
    (51) 991 942 299
  • Aline
    (51) 997 531 885
  • Francisco Regis
    (51) 992 447 366
  • Maria Teresa Galvão Neves
    (53) 999 746 777

Sleeve Gastrectomy” ou Gastrectomia Vertical

A Sleeve Gastrectomy é uma nova técnica cirúrgica desenvolvida pelo Dr. Michel Gagner, cirurgião canadense radicado em Nova Iorque. Gagner, considerado o maior cirurgião laparoscópico do mundo, realizou mais de 4000 cirurgias laparoscópicas para obesidade mórbida e apresentou conferências sobre o tema ao redor do mundo.

Esteve em Porto Alegre, a convite do Dr. De Carli, em seis ocasiões: em 2003 no Congresso Brasileiro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e em 2005, 2006, 2008 ,2010 e 2012, quando foi co-coordenador, junto com o Dr. De Carli, do I, II, III, IV e V Simpósio Internacional de Videocirurgia Avançada, oportunidades em que realizou cirurgias ao vivo.

Gagner foi professor e chefe do Serviço de Laparoscopia e Cirurgia Bariátrica da Joan and Stanford I, Weill Medical College of Cornell University – New York Presbyterian Hospital-Weill Cornell Medical Center. Hoje é M.D. FRCSC, FACS, FASMBS, FICS, AFC (Hon.) e Chief, Bariatric and Metabolic Surgery em Montreal no Canadá

O Dr. Gagner desenvolveu a Sleeve Gastrectomy ao perceber que os superobesos (IMC maior que 50) têm um índice de mortalidade cirúrgica em torno de 5 a 7% – em função das doenças associadas frequentemente presentes. A partir destes dados formulou o seguinte método, dividindo a cirurgia definitiva em duas etapas:

    1ª etapa: Sleeve Gastrectomy. Somente a ressecção do estômago. Cirurgia mais curta, por via laparoscópica, permitindo recuperação muito mais rápida e com menos complicações.
    2ª etapa: Seis meses após a 1ª etapa, quando o paciente já perdeu peso significativo e está em melhores condições para a cirurgia, é realizada a complementação através do desvio do intestino, também por via laparoscópica, e com menos complicações. Pode ser realizada a cirurgia de By Pass Gástrico ou Switch Duodenal, conforme decisão do médico e do paciente. O Dr. Michel Gagner realizou este tipo de procedimento (duas etapas) em 30 pacientes e, ao invés dos 7% usuais, teve 0% de mortalidade.

Por esses motivos, a nova técnica é uma ótima alternativa para os superobesos, que veem seus riscos cirúrgicos reduzidos drasticamente. De modo a trazê-la para o Brasil, o Dr. De Carli realizou, nos últimos anos, visitas periódicas ao serviço de cirurgia do Dr. Michel Gagner, com quem aprendeu e praticou a técnica. De Carli realizou a primeira cirurgia com Sleeve Gastrectomy no Rio Grande do Sul em maio de 2005, em um paciente superobeso (IMC-62, peso: 225 kg), que teve ótima recuperação pós-operatória, sem complicações, e perdeu 45 kg em seis meses.

Fruto do relacionamento entre o Dr. De Carli e o Dr. Gagner, há dois capítulos abordando a nova técnica no livro Cuidados pré e pós-operatórios na cirurgia da obesidade. Renato Souza da Silva e colaboradores – Edição AGE 2005. Os títulos dos capítulos são: Derivação Bileo-pancreática com Switch Duodenal e Cirurgia na Superobesidade.

Gostaria de mais informações?

Participe das reuniões abertas ao público entre os pacientes operados e em pré-operatório e seus familiares onde são apresentadas palestras sobre a cirurgia da obesidade pelos membros da equipe multidisciplinar.

A próxima reunião será no dia 20 de novembro de 2019, às 19h.
Anfiteatro da Oncologia do Centro Clínico do Hospital Moinhos de Vento, Rua Tiradentes, 333 - 2º Andar - Fone (51) 3314 3434

Se preferir você pode marcar uma consulta com o Cirurgião e Coordenador do Grupo, Dr. Luiz Alberto De Carli.

Após a primeira avaliação, o paciente será orientado quanto a necessidade de cirurgia e tipos de cirurgia adequados ao caso, também será encaminhado para consultas com a equipe multidisciplinar e para a realização dos exames pré-operatórios.